“O setor filantrópico brasileiro é hoje essencial para milhões de brasileiros que dependem dos atendimentos em saúde, assistência social, educação e bolsas de estudos, entre outros incontáveis benefícios destinados, sobretudo, às comunidades de baixa renda. Trata-se de um conjunto de ações que se caracteriza, em nosso País, como política pública e parte do pressuposto constitucional da universalização dos direitos sociais.

A filantropia no Brasil é, atualmente, relacionada ao conceito de seguridade social, uma obrigação do Estado, porém somente possível graças à atuação das entidades privadas sem fins lucrativos. O setor filantrópico supre, cada vez mais, serviços e responsabilidades de valor inestimável, sem os quais cidadãos e cidadãs pertencentes aos extratos socioeconômicos de baixa renda estariam excluídos dos recursos e benefícios sociais. Na área educacional, por exemplo, as instituições de ensino superior sem fins lucrativos mantêm mais
de 30% de alunos bolsistas, segundo pesquisas do Fonif – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas. É um contingente de centenas de milhares de jovens que somente têm acesso à formação universitária graças às bolsas de estudo e outros apoios estudantis atribuídos pelas universidades.

Diante dessas estatísticas e da importância dos benefícios prestados pelas instituições sem fins lucrativos é imperativo que a sociedade conheça os resultados dos serviços filantrópicos. Na Unaerp, difundimos interna e externamente a prática da filantropia com o objetivo de demonstrar seu alcance, levando ao conhecimento da população que se trata de uma atividade legislada, controlada, usual e benéfica. Não apenas no nosso País, mas também nas principais nações do mundo desenvolvido, o Estado não consegue suprir à demanda nas áreas de saúde, assistência social e educação. Portanto, a opinião pública tem o direito de saber que a união entre o Estado e as instituições privadas, especialmente as sem fins lucrativos, é o caminho para garantir a continuidade da política de seguridade social no Brasil”.

Profª Elmara Lucia de Oliveira Bonini, reitora da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto

Deixe um comentário


Dia Nacional da Filantropia. Oferecimento: Fonif