A palavra vem do grego, “philanthropia”, significando amor à humanidade. Filantropia é o ato de ajudar o próximo com ações altruísticas e solidárias. Elas podem ser realizadas por indivíduos (filantropos) ou por entidades filantrópicas. Inspiradas nesse princípio universal, as instituições privadas, sem fins lucrativos, direcionam suas ações em favor de políticas públicas.

A Filantropia tem a importante tarefa de assegurar o direito à educação, saúde e assistência social aos cidadãos. Seu papel histórico é tão participativo que o primeiro hospital do Brasil, a Santa Casa de Santos, é uma instituição filantrópica.

A Filantropia é a causa do Fonif e a base para o Dia Nacional da Filantropia. O Fórum e o projeto têm como objetivo assegurar os direitos das instituições filantrópicas de educação, saúde e assistência social. No Brasil, a Constituição Federal assegura direitos às entidades de assistência social, saúde e educação, inclusive a imunidade tributária prevista nos artigos 150, inciso VI, alínea “c “, e 195, § 7º.

O óbvio, às vezes, precisa ser lembrado. #somosfonif

Publicado por FONIF en Jueves, 16 de junio de 2016

Dia Nacional da Filantropia. Oferecimento: Fonif