Os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina prestaram atendimentos gratuitos na 5ª Corrida Outubro Rosa, que aconteceu no último domingo, 21/10, com saída do estacionamento do Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto. O evento, realizado pelo InORP – Instituto Oncológico de Ribeirão Preto e a empresa ARS Eventos e Consultoria Esportiva, reuniu 1.800 participantes e toda verba arrecadada com as inscrições foi revertida para o Instituto de Ensino e Pesquisa em Oncologia de Ribeirão Preto (IEPO). A Unaerp também foi uma das patrocinadoras da Corrida e é parceira do evento desde a primeira edição.

“O evento é uma oportunidade para a Universidade prestar serviço à comunidade e apoiar o trabalho da prevenção do câncer de mama. É nosso papel social estarmos presentes e auxiliando na divulgação e na prevenção dessa doença que tem causado tantas mortes. É mais que importante, é necessário”, comentou a coordenadora de graduação da Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão – DEPE, Sonia Maria Camargo dos Santos.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Participação ativa da Unaerp no evento
Alunos e docentes do curso de Educação Física realizaram avaliações físicas nos participantes do evento. “Temos alguns protocolos de avaliação física voltados principalmente para o público que participa do evento e fazemos os testes de resistência muscular localizada, testes de flexibilidade e de potência. São testes importantes no sentido de obter informações até para prescrição de treinamentos pra pessoas que participam de eventos como este”, contou o coordenador do curso de Educação Física, professor Emerson José Zechin.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Carla Adelino Suaid, o alunos e docentes do curso fizeram a avaliação de fatores de riscos para lesões esportivas, como as de quadril, joelhos e tornozelos, que são as mais comuns nesse público de atletas de corrida e também a recuperação muscular pós-exercícios. O curso de Nutrição fez a avaliação e a orientação nutricional dos participantes. “Além disso fornecemos orientações em relação ao que eles devem consumir antes, durante a após a prática da corrida”, disse a coordenadora do curso, professora Telma Maria Braga Costa.

A Liga Acadêmica da Saúde da Mulher e a Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia do curso de Medicina da Unaerp também prestaram serviços à comunidade, por meio de orientação sobre fatores de risco da doença que são modificáveis como: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, controle da obesidade. “Tentamos explicar para as pacientes que a principal prevenção do câncer de mama é a atividade física para diminuir fatores de risco, além de estimular e ensinar as pacientes a fazerem o autoexame de mama para perceber se tem alguma coisa diferente”, afirmou a professora do curso de Medicina da Unaerp, Priscila Roncato. Os alunos também entregaram panfletos explicativos sobre a doença para os participantes do evento.

Veja vídeo do evento

Deixe um comentário


Dia Nacional da Filantropia. Oferecimento: Fonif